Máquinas de medição adquiridas pelo IPT possibilitam a oferta de novos serviços de apoio tecnológico na área da saúde

Publicado em 1 de dezembro, 2017

Medição do ângulo e do raio de um corpo de prova Charpy na máquina de medição de contorno e rugosidade

O Laboratório de Metrologia Mecânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) efetuou, por meio da rede ProdSaude, a compra de dois equipamentos. Um deles é a máquina de medição de contorno e rugosidade, e o outro um sistema laser de medição. A ProdSaude é uma das redes constituídas por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no âmbito do programa Sibratec (Sistema Brasileiro de Tecnologia) para apoio ao desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade.
Medição do ângulo e do raio de um corpo de prova Charpy na máquina de medição de contorno e rugosidade

A rede tem como missão conectar oferta, demanda e governo para o desenvolvimento tecnológico nacional nos temas de implantes, próteses e instrumental cirúrgico, artigos odonto-médico-hospitalares, produtos para diálise e equipamentos eletromédicos.

A rede envolve 15 laboratórios no total, sendo dois do IPT. O projeto foi aprovado em 2009, porém iniciou-se efetivamente em 2012. Para o IPT, os recursos foram disponibilizados a partir de 2016. Manuel Antônio Castanho, chefe do laboratório, explica que, no subprojeto de implantes, próteses e artefatos para a área da saúde, a função dos equipamentos é fazer as medições, caracterizações e verificar se os produtos atendem os requisitos normativos vigentes. Dentre suas aplicações, pode-se citar a medição de perfis roscados de próteses dentárias.

Além das aplicações voltadas para a saúde, os equipamentos podem ser utilizados em outras medições. “O sistema laser, que foi calibrado e certificado pelo National Physical Laboratory, da Inglaterra, é um padrão de referência que também permite estabelecer uma cadeia de rastreabilidade aos demais padrões do laboratório. Ou seja, a partir dele podemos calibrar outros equipamentos”, conta Castanho.

Penetrador de dureza Vickers é avaliado na máquina de medição por coordenadas ópticas, outra oferta do laboratório para metrologia

Penetrador de dureza Vickers é avaliado na máquina de medição por coordenadas ópticas, outra oferta do laboratório para metrologia

A máquina de medição de contorno e rugosidade, conforme afirma o pesquisador Douglas Mamoru Yamanaka, é equipada com dois sensores. Um deles possui a função de determinar perfis, possibilitando as medições de comprimento, raio e ângulo de diversos artefatos, e outro é dedicado à medição de rugosidade.

A medição de dimensões e de rugosidade de próteses é de extrema importância, pois, segundo Yamanaka, é necessária exatidão para que o encaixe seja preciso e não cause problemas ao usuário. “A questão da rugosidade é importante porque uma prótese pode, por exemplo, desgastar o osso, quando em contato ou em atrito. Peças que são implantadas no corpo humano, justamente pelas questões de segurança, apresentam requisitos metrológicos rigorosos”, conclui ele.

Voltar
COMPARTILHAR