Nova aquisição para USP-IEE

Publicado em 28 de setembro, 2017

O Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo, acaba de receber os seguintes equipamentos:

  • Divisores de tensão e cabos de alta tensão
  • Sistema de automação de ensaios

“Os equipamentos adquiridos no Projeto SIBRATEC estão diretamente ligados a manutenção do escopo acreditado do IEE USP na área de radiologia diagnóstica e também fazem parte da extensão prevista para 2018 na mesma área, onde o IEE é o único laboratório no Brasil capaz de realizar ensaios de segurança e desempenho essencial nesses produtos. O atual escopo cobre a área de equipamentos de diagnóstico por imagem por meio de raios X, desde médio porte (odontologia) até grande porte (Tomografia e Intervencionismo).

Os divisores de tensão e cabos de alta tensão são utilizados em todos os ensaios de equipamentos radiológicos para avaliação de seu desempenho na aplicação de cargas e tem relação direta com a proteção elétrica e radiológica do equipamento. Os divisores, no entanto, são equipamentos delicados com precisão elevada frente a outros instrumentos utilizados em práticas de rotina de controle de qualidade, o que confere um status de Instrumento Chave para um laboratório de ensaios.
Os divisores adquiridos no projeto irão substituir equipamentos antigos do IEE USP, com mais de 20 anos, que já estão em sua maioria fora da classe de exatidão desejada para os ensaios. Além disso, os divisores estão alinhados com as novas instalações do laboratório de ensaios do IEE USP que possibilitarão atendimento simultâneo a vários equipamentos de grande porte conferindo agilidade e melhor atendimento, já que as avaliações nestes equipamentos de grande porte são longas e detalhadas.
O sistema de automação de ensaios irá operar em conjunto com os divisores e cabos de alta tensão, na aquisição de dados de ensaios de avaliação de desempenho e segurança de equipamentos radiológicos, e por sua característica de autonomia de processamento de sinais, também será utilizado em ensaios automatizadas de caracterização de materiais de proteção radiológica, possibilitando extensão de escopo do IEE USP e novas frentes de pesquisa dentro da área de proteção em radiodiagnóstico.”

Fonte: Márcio Bottaro – USP – IEE

Saiba mais sobre a USP-IEE acessando http://www.iee.usp.br/

Voltar
COMPARTILHAR