Laboratório de Metrologia Mecânica (LMM) do IPT recebe novo Sistema Laser de Medição

Publicado em 22 de maio, 2017

O Laboratório de Metrologia Mecânica (LMM) do IPT tem se dedicado, ao longo de sua história, na busca por implementar novas metodologias de medição, atendendo a um mercado cada vez mais necessitado por menores incertezas de medição e por prazos de entrega cada vez menores.

Dentre os mercados atendidos pelo LMM, destaca-se o de produtos para saúde. Em função do crescente nível de exigência deste, especialmente pelo fato de órgãos reguladores, tais como a Anvisa, exigirem dos fabricantes produtos cada vez melhores, tanto no quesito fabricação quanto no que se refere à funcionalidade, é que tornam-se necessárias medições cada vez mais sofisticadas, com instrumentos onde o nível de incerteza e de versatilidade atendam com total prontidão a este mercado.

Para atender a este cenário, o LMM tem implantado novas metodologias de medição com o uso de um sistema laser de medição (fig. 1). Por meio da sua participação no Projeto Sibratec/Finep, denominado “Estruturação da Rede de Produtos para a Saúde”- PRODSAUDE. A aquisição do sistema foi fundamental para que estas novas metodologias pudessem ser implementadas.

Fig. 1: Foto da montagem do sistema de interferometria a laser em bancada de medição.

Destacam-se, com o uso do sistema laser de medição, medições de implantes ortopédicos (fig. 2), próteses (fig. 3), instrumental e artigos odonto-médicos hospitalares (fig. 4). Para assegurar a confiabilidade e rastreabilidade metrológica às medições lineares e geométricas, este sistema foi calibrado no Instituto Nacional da Inglaterra, National Physical Laboratory – NPL.

Além da medição de implantes, próteses e outros artigos, o sistema de medição por interferometria a laser é utilizado também na calibração de padrões materializados utilizados em laboratórios de calibração e de ensaios, tais como calibração de régua graduada de vidro, que é utilizada em microscópios ópticos (figs 5 e 6), dentre outros.

Figs. 5 e 6: À esquerda, montagem do sistema de interferometria a laser no microscópio de medição; à direita, detalhe do posicionamento dos espelhos no microscópio de medição

Fonte: Douglas Mamoru Yamanaka (Lattes)

Laboratório de Metrologia Mecânica – CTMetro – IPT

Voltar
COMPARTILHAR