Laboratório de Metrologia Mecânica (LMM) do IPT adquire Máquina de Medição de Contorno e Rugosidade

Publicado em 6 de outubro, 2017

O Laboratório de Metrologia Mecânica (LMM) do IPT tem se dedicado, ao longo de sua história, na busca por implementar novas metodologias de medição, atendendo a um mercado cada vez mais necessitado por menores incertezas de medição e serviços tecnológicos diferenciados.

Dentre os mercados atendidos pelo LMM, destaca-se o de produtos para saúde. Dada a importância deste segmento, foi implantada a “Rede Sibratec de Produtos para a Saúde”, projeto financiado pela Finep. Para a realização das atividades propostas dentro do projeto, o LMM recebeu recentemente uma Máquina de Medição de Contorno e Rugosidade, modelo Formtracer SV-C3200S4 (fig. 1).

Figura 1: Máquina de Medição de Contorno e Rugosidade.

Destinado à medição de superfícies planas e curvas, é equipado com o software Formtracepak V5.521. Dentre as potencialidades da Máquina, podemos destacar a medição e avaliação dos desvios de forma e rugosidade de próteses e implantes. Na medição de rugosidade, é possível a medição dos perfis de rugosidade, primário e de ondulação. Além disto, sobressai-se também o comprimento do braço de medição no Eixo X (100 mm), e da coluna no Eixo Z (500 mm).

Dentre as diversas aplicações da Máquina, podemos citar a medição de perfis roscados de próteses dentárias (figs. 2a e 2b), instrumental cirúrgico, assim como seringas e outros derivados hospitalares.

Fig. 2a: Medição do parafuso para fixação de prótese.
Fig. 2b: Detalhe da medição.

Além destas aplicações, esta Máquina também é utilizada na calibração e caracterização de padrões materializados, tais como calibradores tampão e anel roscados (fig.3), penetradores de dureza (fig. 4) e de perfis periódicos (fig. 5) e aperiódicos, dentre outros.

Fig. 3: Medição de perfil roscado
Fig. 4: Medição de penetrador de dureza
Fig. 5: Medição de perfil periódico

Fonte: Douglas Mamoru Yamanaka (IPT)

Saiba mais sobre o LMM: Acesse: http://www.ipt.br/solucoes/211-calibracao_de_padroes_e_instrumentos_de_medicao_dimensional.htm

Voltar
COMPARTILHAR