Pós-doutorado em Manufatura Aditiva com Bolsa da FAPESP

Publicado em 1 de setembro, 2017

O Laboratório de Processos Metalúrgicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Manufatura Aditiva com Bolsa FAPESP. O prazo de inscrição termina em 10 de setembro de 2017.

Pós-doutorado em Manufatura Aditiva com Bolsa da FAPESP

São duas vagas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas para projeto de desenvolvimento de próteses ortopédicas por fusão seletiva a laser. Inscrições até dia 10 de setembro (foto: Leandro Negro/Agência FAPESP)

As Bolsas estão vinculadas ao projeto “Obtenção de próteses ortopédicas de ligas Nb-Ti e Ti-Nb-Zr por fusão seletiva a laser”, desenvolvido no âmbito do Programa FAPESP Apoio à Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), tendo como parceiros a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), sendo coordenado pelo professorFernando José Gomes Landgraf.

A pesquisa visa à obtenção de próteses ortopédicas por fusão seletiva a laser. O projeto é constituído de três grandes etapas. A primeira prevê a obtenção de lingotes das ligas à base de titânio-nióbio-zircônio (Ti-13%Nb-13%Zr) e à base de nióbio-titânio (Nb-47%Ti). A segunda foca na obtenção de pós metálicos das ligas à base de titânio-nióbio-zircônio (Ti-13%Nb-13%Zr) e à base de nióbio-titânio (Nb-47%Ti); e a terceira diz respeito à confecção, via técnica de manufatura aditiva denominada fusão seletiva a laser, de um conjunto de 10 próteses destinadas à realização de ensaios clínicos em pacientes da AACD.

A primeira bolsa de Pós-Doutorado está ligada a um estudo da hidretação, moagem e dehidretação de ligas Ti-13%Nb-13%Zr e Nb-47%Ti. A segunda está ligada a estudo sobre os efeitos dos parâmetros do processo de fusão seletiva a laser sobre a microestrutura de ligas Ti-13%Nb-13%Zr e Nb-47%Ti.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para daniellb@ipt.br.

As oportunidades estão publicadas em www.fapesp.br/1721/.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Fonte: http://agencia.fapesp.br/posdoutorado_em_manufatura_aditiva_com_bolsa_da_fapesp/26041/

Voltar
COMPARTILHAR