PUC RS/LABELO recebe novo equipamento – Câmara Blindada

Publicado em 12 de julho, 2017

A PUCRS/LABELO adquiriu uma câmara blindada com a finalidade de complementar a infraestrutura laboratorial para a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética (EMC), pois ,atualmente, a PUCRS/LABELO realiza ensaios de segurança básica e desempenho essencial para equipamentos eletromédicos e a complementação de seu escopo para ensaios de EMC apoiará sua atuação no mercado, frente a aspectos como disponibilidade e diversidade técnica para realização de serviços tecnológicos aplicáveis ao desenvolvimento de equipamentos para a área da saúde.

A câmara blindada será utilizada para ensaios de compatibilidade eletromagnética em equipamentos eletromédicos com objetivo de estabelecer condições de ambiente para os ensaios. Para a realização desses ensaios, o ambiente deve apresentar um piso de ruído que garanta a ausência de interferência por distúrbios de rádio frequência. No ambiente para ensaios de compatibilidade eletromagnética, a interferência aplicada às amostras em ensaio deve ser restrita aos campos gerados pelo “setup” de equipamentos de padrões, sem a atuação de distúrbios eletromagnéticos ou ruídos externos a eles.

Com a aplicação dos ensaios de EMC objetiva-se verificar a capacidade do equipamento ou sistema eletromédico de ser imune aos distúrbios e campos aplicados durante o ensaio, sem ter sua operação afetada ou comprometida.

Fonte: Rivadavia Benedetti Kuwer (http://lattes.cnpq.br/0043327339339812)

Saiba mais sobre o LABELO: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/labelo/Capa

Voltar
COMPARTILHAR