Tecpar leva debate sobre ICT 4.0 a congresso internacional

Publicado em 15 de setembro, 2017

O debate sobre as ICT 4.0, além da experiência do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na área de apoio às pequenas empresas e no segmento de metrologia e validação, será apresentado no 3º Congresso Internacional RESAG, realizado pela Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag) em Belo Horizonte (MG), até 15 de setembro. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, participa de três painéis no evento.

Felix, que também é presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), coordena os painés “Serviços tecnológicos, inovação e extensionismo em apoio às micro, pequena e médias empresas” e “Integração da normalização, metrologia, acreditação, avaliação da conformidade, inovação e educação e seu impacto na gestão da qualidade”. O diretor-presidente do Tecpar é ainda um dos debatedores no painel “Articulação de agências governamentais ao desenvolvimento das MPMEs”.

Felix leva ao debate, durante a sua participação no congresso, o conceito de ICT 4.0 – ICTs são as instituições científicas e tecnológicas, como são definidos institutos como o Tecpar. Para o diretor-presidente, as ICTs estão entrando em sua quarta revolução. “Uma ICT 4.0 é uma instituição que aproveita a eliminação dos limites entre os mundos digital e físico para alterar a sua cadeia de valor. Como instituições científicas e tecnológicas, devemos buscar convergir entre os mundos digital e físico para criar produtos e serviços inteligentes”, analisa.

Congresso

O público-alvo do congresso, que é apoiado pelo Tecpar, é formado por profissionais das áreas de Química, Física, entre outras; gestores públicos, regulamentadores e legisladores; técnicos, professores, instrutores, pesquisadores de centros de pesquisa e da indústria; profissionais de Laboratórios de Calibração e de Ensaios; entre outros.

O congresso é dividido em workshops e seus painéis tratam os seguintes temas: gestão e uso eficiente de recursos hídricos e modelos de saneamento; águas subterrâneas; qualidade da água no âmbito urbano, industrial e agrícola; água, efluentes e a crise hídrica; serviços tecnológicos,  inovação e extensionismo em apoio às micro, pequena e médias empresas nas áreas de saneamento, saúde, alimentos, ambiental e outras; água potável para consumo humano, Portaria nº 2.914 e contaminantes; qualidade de resultados analíticos e suas implicações na indústria, saúde e meio ambiente; medições laboratoriais – aspectos técnicos e acreditação; e acreditação de laboratórios e auditorias.

O evento é realizado até 15 de setembro no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), na Avenida Presidente Antônio Carlos, número 6627, em Belo Horizonte. Mais informações sobre o 3º Congresso Internacional RESAG podem ser obtidas pelo site www.resag.org.br/congressoresag2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Voltar
COMPARTILHAR